Blog que se rege pelas regras Dogma Aqui 2004. O que interessa é o que está escrito...e não quem escreveu

8/27/2004

Movimento Dogma-me Aqui 2004

Inspirado pelo movimento Dogme 95, e transpondo o conceito para o mundo dos blogs, o Movimento Dogma-me Aqui 2004 procura a pureza da escrita, sem recursos artifíciais e sem dar mais importância ao criador que ao criado.


Juro submeter-me ao seguinte conjunto de regras estabelecidas e confirmadas pelo Movimento Dogma-me Aqui 2004

1. A escrita têm de decorrer da forma mais pura possível. Não se podem corrijir erros ortográficos através de qualquer software. A correcção tem de ser humana. Não se pode também recorrer a dicionários e outros elementos artificiais que adulterem aquilo que realmente foi pensado. Ao recorrer a dicionários para encontrar sinónimos bonitos estamos a adulterar a pureza do imaginado.

2- Qualquer imagem ou som num blog deve ser do próprio autor. Não se pode recorrer a imagens e sons criados por outros. O mesmo se aplica a templates, scripts..etc

3- Estão proibidas as alienações temporais e geográficas. A acção ocorreu ou está a decorrer. Não pode ser futuro.

4-Tudo tem de se passar em locais possíveis. Não se pode abordar acções no fundo do mar, no topo das estrelas...etc. A acção descrita tem de ocorrer num local onde o criador já esteve. Pode-se usar estes termos como metáfora.

5- O criador não interessa. O que interessa é o que está escrito. Não há créditos nestes blogs.

Para além disto, enquanto escritor, juro abdicar do gosto geral! Já não sou um artista de tarefas. Juro abdicar de criar uma “obra” correcta, uma vez que penso que o instante é mais importante do que o todo. Juro fazê-lo por todos os meios disponíveis e à custa de todo o bom gosto e de todas as considerações estéticas. O criador existe e é puro ao máximo. Não deixa de escrever X por ser políticamente mais correcto.

Assim faço o meu voto de castidade.

Lisboa, 27 de Agosto de 2004

(em vigor a partir de hoje)

Sem comentários: